Friday, November 18, 2011

a tese, encontro com Deus, o poeta, a arte, e finalmente, a Vida.

Sei que fazer o inconexo aclara as loucuras.
Sou formado em desencontroa.
A sensatez me absurda. Os delírios verbais me terapeutam.
Posso dar alegria ao esgoto( palavra aceita tudo).
E sei que Baudelaire que passou muitos meses tenso porque não achava um título para seus poemas. Um título que harmonizasse seus conflitos. Até que apareceu As Flores do Mal. A beleza e a dor. Essa antítese o acalmou.)


As antíteses congraçam.
Manoel de Barros. LIVRO SOBRE NADA.


Eu tensa porque não encontro razão de fazer esse mestrado, e mesmo assim continuar a fazer, somente para ver o fim, procurando com isso mais o próprio estudo, um lugar de quietude e entendimento e disso eu sei. Mas mais adiante encontro o artista, desfazendo a tese, palavra por palavra, descomeçando a cada instante. Chego em casa, cansada, para terminar o que não termino, distanciada dela mas bem perto de mim. Quando, a alegria? E por fim Deus, ao olhar o céu, só e sentada na grama, na calma, que se confunde nesses dias com mente, e mente.
Mas de novo, a poesia. Ela dá o tom, desse tempo( em que eu deveria estar escrevendo, talvez, o cronograma, a soma dos dias, projeto para o paço das artes, que também não entreguei.)

"Que a importância esteja em teu olhar, não na coisa olhada.

A melancolia não é senão um estado de fervor que descaiu.

Todo ser é capaz de nudez, toda emoção, de plenitude.


Toda a fadiga cerebral, ó Natahanael, vem da diversidade de teus bens. Não sabes sequer qual deles preferes e não compreendes que o único bem é a vida. O menor instante de vida é mais forte que a morte, e a nega."

Os Frutos da Terra de André Gide.

( meu filho dizendo, mãe você tem medo da vida. Meu filho indo embora, uma vez mais, ao lado do Pai. Pego a bicicleta por uma tarde e me vou. Os mais fortes, quem são?)

Elaborar um projeto que entrego/ não entrego, porque ainda não é.Me entregar à vida, como tudo deve ser.

De noite na livraria, conversa de Deus com Noemi Jaffe:

Deus:
-E então, Noemi, você acredita em mim?
Noemi:

-Agora não, Deus, que estou ocupada.

Depois ela rsponde que sim, mas só para não fazer ele ficar ali esperando a resposta, ai de mim.
( trasncrição livre do que ficou de uma folheada da introdução escrita por Nuno Ramos do livro Quando nada acontece, de Noemi jaffe e de um trecho do livro)
. Tudo isso me dá medo mas também vontade de só Viver. De dizer assim, vem cá meu filho, esquece tudo isso, já estou ficando velha demais pra essas mesquinharias tolas. Quero mais é Ser, somemte ser, vamos viver.

No comments: